29 de agosto de 2016

ITALIA - VATICANO

O Vaticano é o menor país do mundo, com apenas 0,44km2, e pode ser considerado um grande quarteirão dentro de Roma.

O Vaticano tem como seu governante o Papa que é eleito por um conjunto de cardeais que se reúnem na Capela Sistina com esta finalidade e que anunciam a escolha com uma fumaça branca que sai da chaminé da capela.

Possui sua própria moeda, o euro cunhado com emblemas dos papas e a inscrição Cittá Del Vaticano e possui como línguas oficiais o italiano e o latim. Os carros que circulam pelo Vaticano também possuem placas próprias e a segurança do Vaticano é feita por guardas Suíços devidamente uniformizados.

Quem for caminhando vai passar pela bonita Ponte Sant´Angelo repleta de anjos e quem for de metrô desce na estação Otaviano/San Pietro. Outra opção é utilizar um dos ônibus de turismo Hop On Hop Off, que possuem parada em frente ao Vaticano e que também oferecem um passeio noturno por Roma passando pelo Vaticano totalmente iluminado. Eu comprei o passe de 48 horas da City Sightseeing Rome.  

De longe se avista a cúpula da Basílica de San Pietro que tem este nome em homenagem ao primeiro papa da história e se mostra imponente nos lembrando que estamos na cidade do Papa.

No Vaticano você pode se programar para assistir uma missa rezada pelo Papa, visitar o Museu do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de San Pietro.

O Papa tem aparição pública em dois dias da semana se está no Vaticano:

Quartas -feiras pela manhã (às 10:30) quando dá audiência, segundo os italianos. Dar audiência significa rezar a missa em frente ao Vaticano e estar muito próximo ao povo e realizar a benção que acontece em vários idiomas. Caso você compre lembranças para amigos e familiares, pode aproveitar este momento para que também recebam a benção. Sou católica e me emocionei muito com esta celebração e a benção. É lindo ver milhares de pessoas das mais diversas nacionalidades e até mesmo religiões reunidas para rezar e receber e benção.

O Papa aparece na segunda janela contando a partir da ponta
Domingos ao meio dia, para a benção de Angelus. Esta benção é feita do alto da tradicional janela que aparece em algumas imagens vinculadas frequentemente na televisão. Quando estiver no local pergunte qual a janela onde o Papa aparece que todos saberão lhe informar para que você fique o mais próximo possível dela. Atenção, a janela não fica próxima à Basílica de San Pietro, ela fica em um dos prédios laterais e você passará por ela quando sair do museu do Vaticano.

A visita aos Museus do Vaticano mostra um pouco da história da Igreja Católica e o luxo do  seu passado. Durante a visita pode-se ver várias estátuas que tiveram suas partes íntimas cortadas por padres conservadores do passado. É interessante fazer uma visita guiada para entender um pouco da história do que está visitando.


A visita à Capela Sistina também é interessante, pois, conhece-se um pouco da capela que tem suas portas trancadas para que os cardeais façam a eleição do novo Papa que irá “governar” a Igreja Católica do mundo inteiro e o Vaticano. Dentro da Capela Sistina é solicitado silêncio para que todos possam rezar e apreciar com tranquilidade as suas imensas pinturas feitas por Michelangelo. Observe os detalhes desta linda pintura feita em 3D numa época em que não existiam grandes recursos e que por isso pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Dentro da capela não é permitido tirar fotos, por isso, fotografe os quadros que estão expostos nos jardins do Vaticano e que explicam o significado dos desenhos, caso queira um registro desta visita.

Quando estiver caminhando pelo Vaticano ou estiver na Capela Sistina não procure a chaminé de onde sai a fumaça que mostra o resultado da eleição do Papa, pois, ela não existe fisicamente para visita e é instalada somente em períodos de eleição.

A visita à Basílica de San Pietro é imperdível. Você irá se deparar com a grandiosidade e o luxo desta igreja, pois, muitos dos detalhes dela são feitos em ouro. Fiz uma visita guiada à Basílica e depois retornei para caminhar sozinha dentro dela. Pode-se visitar o túmulo do Papa João Paulo II e de outros papas. Ao passar pela imagem de San Pietro, preste atenção ao pé dele que está desgastado, pois, dizem que ao tocar o pé dele você será abençoado.



  • Para a visita ao Vaticano é importante que você tenha um pouco de cuidado em relação à decotes e roupas muito curtas, pois, os guardas podem lhe criar problemas para entrar na Capela Sistina e na Basílica de San Pietro.
  • Não compre lembranças antes da visita aos Museus do Vaticano, pois, os guardas dificultam a entrada com elas para a visita. Eu comprei vários terços nas embalagens de acrílico que vendem em frente ao Vaticano, levei para o Papa abençoar e fui barrada na entrada dos Museus, pois, não era permitida a entrada por causa do acrílico. Levei um susto muito grande mas, consegui contornar a situação com a ajuda de um guia que levou as lembranças até uma loja onde retirei mais tarde mas, se estivesse sozinha não sei o que teria feito.



20 de agosto de 2016

REPÚBLICA TCHECA - PRAGA

Praga é um daqueles lugares que você visita e já inclui na sua lista de lugares para retornar.

A atmosfera do lugar é nostálgica, com construções antigas, castelos, igrejas, museus, ruas medievais e torres para visitar. Praga é considerada o coração da Europa e também a cidade das 100 Torres.

A moeda utilizada em Praga é a Coroa - CZK mas você pode fazer os pagamentos com Euro, Dólar e cartões de crédito normalmente, porém é aconselhável ter um pouco de moeda corrente para compras nas barraquinhas do centrinho...
O idioma oficial é o tcheco e é bastante interessante ouvir os nativos se comunicando, pois eles falam muito rápido e em alguns momentos alto dando a impressão a quem não entende nada de que estão brigando rsrsrsrsrs. A comunicação para quem não fala tcheco pode ser feita em inglês e alemão e para conhecer a cidade você pode comprar passeios com guias falando português. A escrita em tcheco também é muito curiosa, são várias consoantes juntas e acentos que para nós brasileiros se torna impronunciável.

Um passeio de barco pelo Rio Moldava é muito gostoso para ver Praga sobre outro ângulo de visão. Fiz o passeio com a Adria-Boats que tem sua saída próximo à Ponte de São Carlos e a embarcação passa por baixo desta famosa ponte.

Praga fica lotada de turistas e caminhar por suas ruas em alguns lugares populares como a Ponte Carlos (Charles Bridge) e a região em frente ao Relógio Astronômico (Orloj) em alguns momentos chega a ser estressante mas, aconselho você a lembrar que está lá a passeio e não tem horário a cumprir e curtir esta confusão.

O Relógio astronômico de Praga (Orloj) é lindo de se ver e também um dos relógios mais antigo (construído em 1410), cheio de detalhes e mais curioso do mundo. Esse relógio está na fachada da Prefeitura e é uma das principais atrações de Praga. Além de marcar as horas, ele também indica as fases da lua, o movimento das estrelas e os símbolos do zodíaco.

Ele está divido em três partes distintas. A parte superior onde todos os dias a cada “hora cheia” ocorre um movimento de estátuas que saem das portas existentes representando os doze apóstolos de Jesus.

A parte do meio que é a parte mais bonita do relógio e apresenta uma esfera astronômica que indica a hora e posição do sol e da lua (vejam os ponteiros dourado representando o sol e o preto representando a lua). Nesta parte do relógio pode-se identificar os horários do amanhecer e entardecer em cada dia e a posição do sol em relação às constelações do zodíaco.














Nos dois lados do relógio existem estátuas que representam a avareza (pessoa com saco de dinheiro), vaidade (pessoa olhando no espelho) e a morte (esqueleto) e nos mostram que no final da vida todos seremos iguais e nos provoca uma reflexão sobre estas atitudes.

A Ponte Carlos (Charles Bidge) repleta de estátuas, é um cartão postal de Praga, porém difícil de se ter fotos boas de lá devido ao tumulto de pessoas. A ponte liga a região do Relógio Astronômico e a região do Castelo, então todas as pessoas passam pela ponte e os artistas locais aproveitam para ficar na ponte com os seus cavaletes para mostras as suas habilidades com a pintura.

O pôr do sol e entardecer em Praga são lindos demais, principalmente na região da Ponte de Carlos.

Próximo ao Relógio Astronômico você poderá experimentar algumas comidas típicas de Praga nas barraquinhas que ficam ali instaladas e também comprar lembranças desta viagem feitas de forma artesanal.
Estive em Praga num final de semana de Páscoa e tinha muitas opções de “Bolachas” decoradas com motivos de Páscoa, pois, lá não é tradição presentear com chocolate na época de Páscoa, existe até “ovos” de páscoa feitos de bolachas, uma delícia.... Outra curiosidade é que na Europa, as pessoas enfeitam as árvores em frente às casas com ovos de páscoa, assim como fazemos no Brasil para o Natal.

A nossa viagem foi em abril, na estação da primavera e para minha surpresa, ao visitarmos a Praça do Senado, fomos presenteados com a presença da neve e este foi o meu primeiro contato com a neve, ou seja, nunca vou esquecer as sensações vividas em Praga.

Outro ponto turístico muito visitado é o Castelo de Praga, residência oficial do presidente e onde é possível assistir a troca da guarda em alguns momentos do dia. Não espere chegar ao local e ver o castelo de contos de fadas como é possível ver em outras cidades da Europa, pois, o Castelo de Praga é um complexo de palácios, igrejas, torres, museus, pátios e casas históricas.

A Igreja do Menino Jesus de Praga ou Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa é uma igreja muito bonita, com muitos detalhes em ouro que demonstram a riqueza da igreja católica nos séculos passados. Dentro desta igreja existe uma imagem de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) doada pelo governo brasileiro em uma visita à República Tcheca.
















Ao terminar a sua visita a esta cidade tão linda, com certeza ficará aquele desejo de retornar algum dia.

17 de agosto de 2016

RN - BAÍA FORMOSA




Baía Formosa é um município do Rio Grande do Norte e fica a 90 km da capital. É bem pequeno, de aproximadamente 10 mil habitantes... mas a beleza e a calmaria das praias, faz valer a pena o passeio.
Vista do quarto




Ficamos hospedados na Pousada Mirandas, que tem uma vista simplesmente espetacular. As acomodações são simples, com um bom café da manhã.
Vista da pousada





Antes de ir para Baía Formosa, consulte a tábua das marés, é melhor ir em maré baixa, para aproveitar melhor o banho de mar, porque as ondas costumam ser mais fortes na maré alta.

Farol de Bacupari


Basicamente ela possui 4 principais praias: Baía dos Golfinhos ou Porto, Cacimba, Bacupari e Sagi. Baía dos Golfinhos é a praia que menos gostei, não é um lugar muito limpo e é onde fica o porto da cidade. Cacimba e Bacupari se misturam, porém a Cacimba fica mais próxima do porto.
Praia de Bacupari

Nossa pousada ficava na praia de Bacupari, que é a mais afastada do centro, mas é também a região mais sossegada e de praia mais limpa.
Pausa no passeio

Baía Formosa é muito famosa pela presença dos golfinhos e pelo boto cor de rosa, que era a minha maior expectativa quando fiz o passeio de barco, mas infelizmente não tive essa sorte! Outra curiosidade é que o surfista profissional Ítalo Ferreira nasceu em Baía Formosa e o passeio de barco que contratamos era da mãe dele! Gente simples, mas muito simpáticos e de bem com a vida.

O passeio de barco é bem básico, passa pelas praias e fica um tempo ancorado no mar para podermos tomar banho, com sorte junto com os golfinhos, mas eles estavam tímidos. Como fomos em baixa temporada, o barco fez o passeio somente com nós dois.

Lindos golfinhos
Sagi, é a praia mais afastada e precisa ir de carro, a estrada é de terra, mas é boa de andar. Lá que se encontra o rio Guaju faz divisa entre os estados do RN com a PB. Quando chegar a Sagi, se o seu carro não for off road como era o nosso, melhor deixar o carro estacionado na cidade e arrumar um Bug, para fazer o passeio até a barra do rio Guaju, se não quiser caminhar muito. 

Mangue de Sagi

Nós fizemos de bug, porque achamos que seria longe, mas acho que o trajeto não dava mais que 2km e o passeio era só de ida até o rio Guaju, porém as atrações por lá tinham preço separado. Na verdade não tem nada demais, era um passeio no mangue que dava direito a um banho de argila e skibunda que caía na água. Como a gente tinha levado nossa própria prancha de skibunda, não precisamos pagar, mas essa história de cair na água, não era bem assim... era um rio de mangue, com muitos caranguejos, não aconselho a entrar muito na água, rsrsrs.


Piscinas naturais

É um local para relaxar, a cidade não tem uma grande estrutura com restaurantes, festas noturnas ou lojas e feiras. Faça uma caminhada em toda a região, vá até o Farol, pare para tomar um açaí e tomar muito banho de mar!!! É uma energia maravilhosa.


14 de agosto de 2016

BA - MORRO DE SÃO PAULO - O QUE FAZER

Morro de São Paulo é um lugar para descansar e “recarregar as baterias” e por isso, não são oferecidos muitos passeios como acontece em outras praias do nordeste do Brasil. 

O lugar é tão lindo que ficar na beira da praia, curtindo o sol e o mar já é maravilhoso. O mar lá é calmo, sem ondas, com uma temperatura muito agradável e uma cor em tons de verde e azul de encantar. Se você gosta de mergulhar, informe-se sobre os melhores lugares para nadar com os peixinhos de várias espécies.

Quem gosta de praticar esportes também terá diversas opções na própria praia, como vôlei, futebol, capoeira, kitesurf, caique....

Para aproveitar a sua estadia na ilha, uma sugestão é caminhar a beira mar até a quinta praia para conhecer um pouco mais de Morro e, se ficar cansado pode voltar em uma charrete dirigida pelos nativos. Antes de fazer este passeio informe-se sobre os horários da maré para não acontecer de você ir com a maré baixa e não conseguir retornar porque a maré subiu demais.

Passear pela vila também é muito legal. Tem um centrinho com uma praça e também a região próxima a Igreja Nossa Senhora da Luz. Lá você poderá comprar lembranças da viagem e conhecer um pouco da vida dos nativos deste lugar e com certeza conhecerá muitas pessoas que foram passear na ilha a voltaram para viver lá de tão encantados que ficaram.



Uma caminhada até o farol para apreciar o pôr do sol também é uma boa opção. O mirante fica localizado na trilha ao lado esquerdo do farol da ilha.

Na trilha ao lado direito do farol está a tirolesa que é uma das atrações de Morro de São Paulo, num local que apresenta uma bela vista da primeira e segunda praias e onde você terá belas fotos. Acredito que descer a tirolesa e cair direto no mar seja muito bom. Eu não experimentei esta descida porque não sabia o quanto era bom fazer isso, descobri somente em Itacaré – experiência que está no post sobre arvorismo - e farei a descida com certeza quando retornar a Morro de São Paulo.

Eu adoro um pôr do sol e em Morro de São Paulo ele é muito bonito e pode ser apreciado do Morro do Farol, no Portal de entrada da ilha, na famosa Toca do Morcego ou outros bares e restaurantes que ficam na entrada da ilha. Eu não tive a oportunidade de conhecer a Toca do Morcego porque em julho está fechada mas, apreciei o pôr do sol de um Lounge que está localizado na parte da ilha que fica atrás da igreja mas, que infelizmente não lembro o nome. A chegada ao bar é feito por uma trilha em meio às árvores, informe-se com os nativos para chegar lá.

Eu recomendo dois passeios se  você tiver tempo disponível porque são boas opções para passar dois dias divertidos, curtindo outras belezas que a ilha oferece. 

Você pode comprar os passeios de vendedores que irão lhe abordar no centrinho mas, eu recomendo pedir uma indicação no hotel/pousada onde ficar hospedado. Os passeios partem da Terceira Praia sempre na parte da manhã. 


Gamboa do Morro: um passeio de catamarã feito ao redor da ilha levando os turistas para conhecer a Ponta do Curral, Ilha da Coroa de Areia, Praia da Gamboa  e o tão famoso banho de argila que prometem fazer rejuvenescer 10 anos. 








Volta a Ilha é o principal passeio em Morro de São Paulo, feito de lancha, para conhecer alguns lugares do Arquipélago de Tinharé, com uma volta completa ao redor da ilha (pelo mar e pelo rio) numa lancha com parada para banho nas piscinas naturais no meio do mar (não esqueça de levar seu snorkel e se não tiver um alugar com o pessoal do passeio) onde você poderá mergulhar e ver diversos peixes. Depois do mergulho a próxima parada é em Boipeba e depois uma visita à pequena localidade de Cairu, onde pode-se fazer uma visita ao Convento de Santo Antonio.

Quando você estiver em Cairu pergunte ao guia ou aos nativos sobre a história deste pequeno lugar que possui a sua própria moeda.


Para a noite, informe-se no seu hotel ou pousada sobre a programação de luau na praia para os dias em que você estiver em Morro de São Paulo, pois, esta é outra atração da ilha, que reúne muitos turistas mas, não acontece todas as noites.

Morro de São Paulo é tão bacana, que simplesmente ficar em algum dos restaurantes curtindo a magia desta ilha e apreciando o vai e vem dos turistas que circulam pelo local já é muito bom. Você também pode circular pelas diversas barracas decoradas com muitas frutas e que fazem as famosas batidas da Bahia.

  • Planeje sua viagem para períodos de lua cheia, pois, isto faz com que a tábua de marés seja adequada para mergulho em bons horários do dia e possibilita uma caminhada a beira mar à luz do luar, uma experiência que vale a pena.
  • Volta a Ilha é um passeio bem bacana, porém se você tem problema de enjoar em embarcações pode não ser uma experiência tão agradável, pois, a lancha vai “cortando as ondas” em alta velocidade por um percurso e balança muito e dá uma sensação de medo. Os vendedores dizem que o passeio é tranquilo mas, fique atento porque não é bem assim. Se você não se importar com isto, vai curtir muito o passeio.
  • Para aproveitar ainda mais a sua visita à Morro de São Paulo, lei o outro post que preparamos para vocês: BA - MORRO DE SÃO PAULO - INFORMAÇÕES GERAIS.

BA - MORRO DE SÃO PAULO - INFORMAÇÕES GERAIS

Morro de São Paulo é uma ilha linda que fica na Bahia, uma praia paradisíaca que recomendo sempre a quem me pergunta.

Se você procura um lugar para descansar, que seja agradável, com águas calmas, e um povo hospitaleiro, este é o lugar.

Para chegar em Morro de São Paulo, existem algumas  possibilidades a partir da cidade de Salvador: de  ferry boat, catamarã, aéreo ou terrestre (bem mais longa). Também é possível chegar à Morro de São Paulo via marítima se você estiver na Península de Maraú.

Em uma das vezes que fui à Morro de São Paulo fiz a travessia de ferry boat  que tem horários fixos para saídas todos os dias. Na outra vez fui com o catamarã da operadora de turismo que contratei. Os embarques ocorrem sempre próximo ao Mercado Modelo em Salvador.  

Em minha opinião, a travessia de ferry boat é mais tranquila se você tem receio de não se sentir bem na viagem, pois, o ferry boat não balança muito e você ficará mais bem acomodado, com lugares melhores para sentar e se proteger caso enfrente um temporal ou comece a chover durante a travessia. 

Eu tive uma experiência de retorno de Morro de São Paulo, com o catamarã à noite em meio a um temporal e posso garantir que não foi nada agradável, pois, você anda no meio do mar (numa escuridão total), balançando de um lado para o outro e se sente bastante inseguro, mas isto foi uma exceção, pois, normalmente a viagem é tranquila, principalmente se for durante o dia e a vista é maravilhosa. 
O embarque na embarcação (ferry boat ou catamarã) ocorre próximo ao Mercado Modelo e a travessia é feita pela Bahia de Todos os Santos, de onde pode-se ver Salvador e especialmente o Elevador Lacerda de dentro  do mar. Também passa-se próximo ao Forte São Marcelo, o único forte com planta circular existente no Brasil. 


Esta travessia dura aproximadamente uma hora. Ao concluir a travessia você chegará à Ilha de Itaparica de onde deve seguir de carro, ônibus, táxi ou van até a cidade de Valença. Em Valença você vai embarcar em uma lancha que vai lhe levar até Morro de São Paulo, por um percurso que durará aproximadamente 40 minutos. 

O acesso à Morro de São Paulo é feito somente pelo mar. Pelo fato dela ser uma ilha, fica isolada de tudo e na própria ilha quase não existem carros circulando na região das praias, somente na parte que não tem contato com as praias e este é um dos motivos que deixa a ilha mais sossegada. 

A chegada em Morro de São Paulo já é diferente, pois, a partir do cais você precisará fazer o seu deslocamento para o hotel/pousada caminhando e levando a sua bagagem ou contratando um serviço de “transfer” para a bagagem que é feito através de “táxis” de carrinhos de mão, guiados pelos nativos da ilha. Lembre-se deste detalhe ao preparar a sua bagagem para que ela não seja muito pesada e ao se vestir para chegar a ilha, pois, sapato de salto por exemplo não será nada apropriado para a caminhada pela praia, a propósito, durante a sua estada na ilha o chinelo de dedo será o seu melhor companheiro.

Portal de entrada na ilha visto do Morro do Farol
Ao  passar pelo portal de entrada da ilha você sentirá a tranquilidade que este lugar pode lhe oferecer.


Para se hospedar em Morro de São Paulo, você poderá escolher entre ficar na Primeira Praia, Segunda Praia (onde se concentram os restaurantes e a vida noturna), Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia (as duas últimas são as mais sossegadas e mais distantes). 


Minha sugestão é que você fique hospedado no máximo na Terceira Praia, pois o acesso ao centrinho da ilha é bem tranquilo em qualquer horário do dia ou da noite caminhando à beira mar.

Eu fiquei hospeda na Pousada Village Paraíso Tropical, que fica na Terceira Praia e considero que foi uma ótima escolha.

Existem boas opções de restaurantes na ilha e à noite é um encanto ver as mesas postas em frente ao mar com pequenas lamparinas feitas na maioria das vezes com velas em pequenos saquinhos com areia. Na maioria dos restaurantes você recebe uma caipirinha de cortesia para cada pessoa e ao caminhar pela praia você será abordado o tempo inteiro pelos nativos fazendo as ofertas de cada restaurante. Eu fui à vários restaurantes mas recomendo muito o camarão na moranga servido no Funny Restaurante, ele é muito delicioso.

Informe-se no seu hotel ou pousada sobre a programação de luau na praia enquanto você estiver em Morro de São Paulo, pois, esta é outra atração da ilha, que reúne muitos turistas.

Morro de São Paulo é um lugar para descansar e “recarregar as baterias” mas, existem boas atividades para fazer e curtir a sua estadia. Aproveite a energia deste lugar porque quando for embora, tenho certeza que ficará aquele gostinho de quero mais....

  • Programe-se para dormir em Salvador na chegada e na volta. Isto é muito importante, pois, você terá parte do  percurso pelo mar e pode ocorrer algum inconveniente ou atraso. Minha sugestão é programar um tempo em Salvador e aproveitar para conhecer os seus principais pontos turísticos nesta parada e se organizar para pegar o  primeiro catamarã do dia seguinte para ir à Morro de São Paulo.
  • Planeje sua viagem para períodos de lua cheia, pois, isto faz com que a tábua de marés seja adequada para mergulho em bons horários do dia e possibilita uma caminhada a beira mar à luz do luar, uma experiência que vale a pena.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys