Baía Formosa é um município do Rio Grande do Norte e fica a 90 km da capital. É bem pequeno, de aproximadamente 10 mil habitantes... mas a beleza e a calmaria das praias, faz valer a pena o passeio.
Vista do quarto |
Ficamos hospedados na Pousada Mirandas, que tem uma vista simplesmente espetacular. As acomodações são simples, com um bom café da manhã.
Vista da pousada |
Antes de ir para Baía Formosa, consulte a tábua das marés, é melhor ir em maré baixa, para aproveitar melhor o banho de mar, porque as ondas costumam ser mais fortes na maré alta.
Basicamente ela possui 4 principais praias: Baía dos Golfinhos ou Porto, Cacimba, Bacupari e Sagi. Baía dos Golfinhos é a praia que menos gostei, não é um lugar muito limpo e é onde fica o porto da cidade. Cacimba e Bacupari se misturam, porém a Cacimba fica mais próxima do porto.
Praia de Bacupari |
Nossa pousada ficava na praia de Bacupari, que é a mais afastada do centro, mas é também a região mais sossegada e de praia mais limpa.
Pausa no passeio |
Baía Formosa é muito famosa pela presença dos golfinhos e pelo boto cor de rosa, que era a minha maior expectativa quando fiz o passeio de barco, mas infelizmente não tive essa sorte! Outra curiosidade é que o surfista profissional Ítalo Ferreira nasceu em Baía Formosa e o passeio de barco que contratamos era da mãe dele! Gente simples, mas muito simpáticos e de bem com a vida.
O passeio de barco é bem básico, passa pelas praias e fica um tempo ancorado no mar para podermos tomar banho, com sorte junto com os golfinhos, mas eles estavam tímidos. Como fomos em baixa temporada, o barco fez o passeio somente com nós dois.
Lindos golfinhos |
Sagi, é a praia mais afastada e precisa ir de carro, a estrada é de terra, mas é boa de andar. Lá que se encontra o rio Guaju faz divisa entre os estados do RN com a PB. Quando chegar a Sagi, se o seu carro não for off road como era o nosso, melhor deixar o carro estacionado na cidade e arrumar um Bug, para fazer o passeio até a barra do rio Guaju, se não quiser caminhar muito.
Mangue de Sagi |
Nós fizemos de bug, porque achamos que seria longe, mas acho que o trajeto não dava mais que 2km e o passeio era só de ida até o rio Guaju, porém as atrações por lá tinham preço separado. Na verdade não tem nada demais, era um passeio no mangue que dava direito a um banho de argila e skibunda que caía na água. Como a gente tinha levado nossa própria prancha de skibunda, não precisamos pagar, mas essa história de cair na água, não era bem assim... era um rio de mangue, com muitos caranguejos, não aconselho a entrar muito na água, rsrsrs.
Piscinas naturais |
É um local para relaxar, a cidade não tem uma grande estrutura com restaurantes, festas noturnas ou lojas e feiras. Faça uma caminhada em toda a região, vá até o Farol, pare para tomar um açaí e tomar muito banho de mar!!! É uma energia maravilhosa.
0 comentários:
Postar um comentário