29 de agosto de 2016

ITALIA - VATICANO

O Vaticano é o menor país do mundo, com apenas 0,44km2, e pode ser considerado um grande quarteirão dentro de Roma.

O Vaticano tem como seu governante o Papa que é eleito por um conjunto de cardeais que se reúnem na Capela Sistina com esta finalidade e que anunciam a escolha com uma fumaça branca que sai da chaminé da capela.

Possui sua própria moeda, o euro cunhado com emblemas dos papas e a inscrição Cittá Del Vaticano e possui como línguas oficiais o italiano e o latim. Os carros que circulam pelo Vaticano também possuem placas próprias e a segurança do Vaticano é feita por guardas Suíços devidamente uniformizados.

Quem for caminhando vai passar pela bonita Ponte Sant´Angelo repleta de anjos e quem for de metrô desce na estação Otaviano/San Pietro. Outra opção é utilizar um dos ônibus de turismo Hop On Hop Off, que possuem parada em frente ao Vaticano e que também oferecem um passeio noturno por Roma passando pelo Vaticano totalmente iluminado. Eu comprei o passe de 48 horas da City Sightseeing Rome.  

De longe se avista a cúpula da Basílica de San Pietro que tem este nome em homenagem ao primeiro papa da história e se mostra imponente nos lembrando que estamos na cidade do Papa.

No Vaticano você pode se programar para assistir uma missa rezada pelo Papa, visitar o Museu do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de San Pietro.

O Papa tem aparição pública em dois dias da semana se está no Vaticano:

Quartas -feiras pela manhã (às 10:30) quando dá audiência, segundo os italianos. Dar audiência significa rezar a missa em frente ao Vaticano e estar muito próximo ao povo e realizar a benção que acontece em vários idiomas. Caso você compre lembranças para amigos e familiares, pode aproveitar este momento para que também recebam a benção. Sou católica e me emocionei muito com esta celebração e a benção. É lindo ver milhares de pessoas das mais diversas nacionalidades e até mesmo religiões reunidas para rezar e receber e benção.

O Papa aparece na segunda janela contando a partir da ponta
Domingos ao meio dia, para a benção de Angelus. Esta benção é feita do alto da tradicional janela que aparece em algumas imagens vinculadas frequentemente na televisão. Quando estiver no local pergunte qual a janela onde o Papa aparece que todos saberão lhe informar para que você fique o mais próximo possível dela. Atenção, a janela não fica próxima à Basílica de San Pietro, ela fica em um dos prédios laterais e você passará por ela quando sair do museu do Vaticano.

A visita aos Museus do Vaticano mostra um pouco da história da Igreja Católica e o luxo do  seu passado. Durante a visita pode-se ver várias estátuas que tiveram suas partes íntimas cortadas por padres conservadores do passado. É interessante fazer uma visita guiada para entender um pouco da história do que está visitando.


A visita à Capela Sistina também é interessante, pois, conhece-se um pouco da capela que tem suas portas trancadas para que os cardeais façam a eleição do novo Papa que irá “governar” a Igreja Católica do mundo inteiro e o Vaticano. Dentro da Capela Sistina é solicitado silêncio para que todos possam rezar e apreciar com tranquilidade as suas imensas pinturas feitas por Michelangelo. Observe os detalhes desta linda pintura feita em 3D numa época em que não existiam grandes recursos e que por isso pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Dentro da capela não é permitido tirar fotos, por isso, fotografe os quadros que estão expostos nos jardins do Vaticano e que explicam o significado dos desenhos, caso queira um registro desta visita.

Quando estiver caminhando pelo Vaticano ou estiver na Capela Sistina não procure a chaminé de onde sai a fumaça que mostra o resultado da eleição do Papa, pois, ela não existe fisicamente para visita e é instalada somente em períodos de eleição.

A visita à Basílica de San Pietro é imperdível. Você irá se deparar com a grandiosidade e o luxo desta igreja, pois, muitos dos detalhes dela são feitos em ouro. Fiz uma visita guiada à Basílica e depois retornei para caminhar sozinha dentro dela. Pode-se visitar o túmulo do Papa João Paulo II e de outros papas. Ao passar pela imagem de San Pietro, preste atenção ao pé dele que está desgastado, pois, dizem que ao tocar o pé dele você será abençoado.



  • Para a visita ao Vaticano é importante que você tenha um pouco de cuidado em relação à decotes e roupas muito curtas, pois, os guardas podem lhe criar problemas para entrar na Capela Sistina e na Basílica de San Pietro.
  • Não compre lembranças antes da visita aos Museus do Vaticano, pois, os guardas dificultam a entrada com elas para a visita. Eu comprei vários terços nas embalagens de acrílico que vendem em frente ao Vaticano, levei para o Papa abençoar e fui barrada na entrada dos Museus, pois, não era permitida a entrada por causa do acrílico. Levei um susto muito grande mas, consegui contornar a situação com a ajuda de um guia que levou as lembranças até uma loja onde retirei mais tarde mas, se estivesse sozinha não sei o que teria feito.



1 comentários:

Unknown disse...

Muito legal o post, é uma visita imperdível! Importante a dica sobre o que levar para dentro do museu. Também não se pode entrar lá com mochilas, pau de selfie ou guarda-chuvas. Mas eles possuem um guarda-volumes, gratuito, onde podemos deixar nossos apetrechos e retirar ao fim do passeio! :)

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys