20 de agosto de 2016

REPÚBLICA TCHECA - PRAGA

Praga é um daqueles lugares que você visita e já inclui na sua lista de lugares para retornar.

A atmosfera do lugar é nostálgica, com construções antigas, castelos, igrejas, museus, ruas medievais e torres para visitar. Praga é considerada o coração da Europa e também a cidade das 100 Torres.

A moeda utilizada em Praga é a Coroa - CZK mas você pode fazer os pagamentos com Euro, Dólar e cartões de crédito normalmente, porém é aconselhável ter um pouco de moeda corrente para compras nas barraquinhas do centrinho...
O idioma oficial é o tcheco e é bastante interessante ouvir os nativos se comunicando, pois eles falam muito rápido e em alguns momentos alto dando a impressão a quem não entende nada de que estão brigando rsrsrsrsrs. A comunicação para quem não fala tcheco pode ser feita em inglês e alemão e para conhecer a cidade você pode comprar passeios com guias falando português. A escrita em tcheco também é muito curiosa, são várias consoantes juntas e acentos que para nós brasileiros se torna impronunciável.

Um passeio de barco pelo Rio Moldava é muito gostoso para ver Praga sobre outro ângulo de visão. Fiz o passeio com a Adria-Boats que tem sua saída próximo à Ponte de São Carlos e a embarcação passa por baixo desta famosa ponte.

Praga fica lotada de turistas e caminhar por suas ruas em alguns lugares populares como a Ponte Carlos (Charles Bridge) e a região em frente ao Relógio Astronômico (Orloj) em alguns momentos chega a ser estressante mas, aconselho você a lembrar que está lá a passeio e não tem horário a cumprir e curtir esta confusão.

O Relógio astronômico de Praga (Orloj) é lindo de se ver e também um dos relógios mais antigo (construído em 1410), cheio de detalhes e mais curioso do mundo. Esse relógio está na fachada da Prefeitura e é uma das principais atrações de Praga. Além de marcar as horas, ele também indica as fases da lua, o movimento das estrelas e os símbolos do zodíaco.

Ele está divido em três partes distintas. A parte superior onde todos os dias a cada “hora cheia” ocorre um movimento de estátuas que saem das portas existentes representando os doze apóstolos de Jesus.

A parte do meio que é a parte mais bonita do relógio e apresenta uma esfera astronômica que indica a hora e posição do sol e da lua (vejam os ponteiros dourado representando o sol e o preto representando a lua). Nesta parte do relógio pode-se identificar os horários do amanhecer e entardecer em cada dia e a posição do sol em relação às constelações do zodíaco.














Nos dois lados do relógio existem estátuas que representam a avareza (pessoa com saco de dinheiro), vaidade (pessoa olhando no espelho) e a morte (esqueleto) e nos mostram que no final da vida todos seremos iguais e nos provoca uma reflexão sobre estas atitudes.

A Ponte Carlos (Charles Bidge) repleta de estátuas, é um cartão postal de Praga, porém difícil de se ter fotos boas de lá devido ao tumulto de pessoas. A ponte liga a região do Relógio Astronômico e a região do Castelo, então todas as pessoas passam pela ponte e os artistas locais aproveitam para ficar na ponte com os seus cavaletes para mostras as suas habilidades com a pintura.

O pôr do sol e entardecer em Praga são lindos demais, principalmente na região da Ponte de Carlos.

Próximo ao Relógio Astronômico você poderá experimentar algumas comidas típicas de Praga nas barraquinhas que ficam ali instaladas e também comprar lembranças desta viagem feitas de forma artesanal.
Estive em Praga num final de semana de Páscoa e tinha muitas opções de “Bolachas” decoradas com motivos de Páscoa, pois, lá não é tradição presentear com chocolate na época de Páscoa, existe até “ovos” de páscoa feitos de bolachas, uma delícia.... Outra curiosidade é que na Europa, as pessoas enfeitam as árvores em frente às casas com ovos de páscoa, assim como fazemos no Brasil para o Natal.

A nossa viagem foi em abril, na estação da primavera e para minha surpresa, ao visitarmos a Praça do Senado, fomos presenteados com a presença da neve e este foi o meu primeiro contato com a neve, ou seja, nunca vou esquecer as sensações vividas em Praga.

Outro ponto turístico muito visitado é o Castelo de Praga, residência oficial do presidente e onde é possível assistir a troca da guarda em alguns momentos do dia. Não espere chegar ao local e ver o castelo de contos de fadas como é possível ver em outras cidades da Europa, pois, o Castelo de Praga é um complexo de palácios, igrejas, torres, museus, pátios e casas históricas.

A Igreja do Menino Jesus de Praga ou Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa é uma igreja muito bonita, com muitos detalhes em ouro que demonstram a riqueza da igreja católica nos séculos passados. Dentro desta igreja existe uma imagem de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) doada pelo governo brasileiro em uma visita à República Tcheca.
















Ao terminar a sua visita a esta cidade tão linda, com certeza ficará aquele desejo de retornar algum dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys