30 de outubro de 2016

HOP ON HOP OFF - ÔNIBUS DE TURISMO

Descobri os ônibus de turismo Hop On Hop Off, aqueles panorâmicos de dois andares e que geralmente são abertos na parte superior em Curitiba e passei a utilizá-los pelo mundo afora.

Já utilizei em Curitiba, Londres, Paris, Roma, Lisboa e Cidade do Panamá e na minha opinião é uma boa  forma de conhecer os principais pontos turísticos de cada cidade:

  • sem perder muito tempo utilizando o sistema de metrô e caminhando até os pontos turísticos, 
  • sem precisar se sujeitar a horários cronometrados de visitas em grupos comercializadas pelas agências de turismo
  • sem gastar muito com táxi ou transfer particular
Mas como é a utilização destes ônibus? Geralmente tem-se a possibilidade de comprar tickets que valem por 24 horas ou 48 horas e, isto significa que as 24 ou 48 horas contam a partir do momento em que compra-se o ticket (o ticket de 24 horas comprado às 16:00 horas de um dia vale até às 16:00 horas do dia seguinte).

Estes ônibus operam de uma forma bem simples. Possuem alguns roteiros pré-definidos (geralmente mais de um) com linhas circulares (geralmente identificadas por cores) que passam pelos principais pontos turísticos da cidade.

Ao embarcar ou comprar o ticket recebe-se um mapa da cidade com as informações dos pontos turísticos e das linhas oferecidas mas, costumo pesquisar antecipadamente na internet os roteiros oferecidos e já defino o que tenho interesse em conhecer.

Os ônibus Hop On Hop Off ficam circulando o tempo inteiro e tem paradas pré-definidas, bem próximas aos principais pontos turísticos, onde é possível descer e fazer uma visita. Ao descer pode-se ficar no local o tempo que desejar, pois, quando terminar a visita é só voltar ao local onde desceu do ônibus para embarcar no próximo ônibus que deverá estar chegando. Eles circulam e passam geralmente de 15 em 15 minutos nos locais de embarque/desembarque.
Em algumas épocas do ano, este sistema é bastante procurado e pode-se enfrentar filas e precisar esperar um pouco mais pelos ônibus. Eu não tive problemas em relação a isto nas vezes que utilizei, pois quando precisei esperar não comprometeu o meu passeio.

Estando no ônibus, pode-se escolher em quais locais descer e se quiser, pode-se descer em todos, pois, enquanto o ticket estiver valendo pode-se subir e descer no ônibus quantas vezes quiser.

Outra vantagem destes ônibus é que recebe-se informações da cidade e dos pontos turísticos ao conectar um fone de ouvidos ao sistema de som do ônibus e escolher o idioma para ouvir as informações. Geralmente tem a opção de português brasileiro quando se está fora do Brasil mas, se não tiver, o português de Portugal ou o espanhol também ajudam no entendimento. Para ouvir as gravações, pode-se utilizar fone de ouvidos pessoais ou os que se recebe ao embarcar no ônibus (são sempre novos).

Em algumas cidades, como Londres e Lisboa, pode-se optar por comprar o ticket com direito ao passeio de ônibus e também o passeio de barco pelo rio.

Na maioria das cidades também pode-se comprar ingressos com desconto para os principais pontos turísticos por estar utilizando o sistema Hop On Hop Off.



  • Em algumas cidades é possível utilizar os tickets inclusive de noite e eu recomento passar pelos mesmos pontos turísticos no roteiro do dia e depois à noite, pois, as cidades ficam diferentes com a iluminação norturna.
  • Informe-se sobre a previsão do tempo para o período de sua viagem, pois, se estiver muito frio ou chovendo o Hop On Hop Off não é uma boa opção, pois, fica muito frio no deck superior e você pode se molhar.
  • Sentar no deck superior possibilita ter fotografias incríveis dos principais pontos turísticos.
  • Utilize o sistema Hop On Hop Off quando chegar à cidade para se localizar em relação aos principais pontos turísticos das cidade e depois, se ficar mais dias na cidade faça os trajetos utilizando o sistema de metrô, táxi ou ônibus urbano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys