30 de outubro de 2016

HOP ON HOP OFF - ÔNIBUS DE TURISMO

Descobri os ônibus de turismo Hop On Hop Off, aqueles panorâmicos de dois andares e que geralmente são abertos na parte superior em Curitiba e passei a utilizá-los pelo mundo afora.

Já utilizei em Curitiba, Londres, Paris, Roma, Lisboa e Cidade do Panamá e na minha opinião é uma boa  forma de conhecer os principais pontos turísticos de cada cidade:
  • sem perder muito tempo utilizando o sistema de metrô e caminhando até os pontos turísticos, 
  • sem precisar se sujeitar a horários cronometrados de visitas em grupos comercializadas pelas agências de turismo
  • sem gastar muito com táxi ou transfer particular
Mas como é a utilização destes ônibus? Geralmente tem-se a possibilidade de comprar tickets que valem por 24 horas ou 48 horas e, isto significa que as 24 ou 48 horas contam a partir do momento em que compra-se o ticket (o ticket de 24 horas comprado às 16:00 horas de um dia vale até às 16:00 horas do dia seguinte).

Estes ônibus operam de uma forma bem simples. Possuem alguns roteiros pré-definidos (geralmente mais de um) com linhas circulares (geralmente identificadas por cores) que passam pelos principais pontos turísticos da cidade.

Ao embarcar ou comprar o ticket recebe-se um mapa da cidade com as informações dos pontos turísticos e das linhas oferecidas mas, costumo pesquisar antecipadamente na internet os roteiros oferecidos e já defino o que tenho interesse em conhecer.

Os ônibus Hop On Hop Off ficam circulando o tempo inteiro e tem paradas pré-definidas, bem próximas aos principais pontos turísticos, onde é possível descer e fazer uma visita. Ao descer pode-se ficar no local o tempo que desejar, pois, quando terminar a visita é só voltar ao local onde desceu do ônibus para embarcar no próximo ônibus que deverá estar chegando. Eles circulam e passam geralmente de 15 em 15 minutos nos locais de embarque/desembarque.
Em algumas épocas do ano, este sistema é bastante procurado e pode-se enfrentar filas e precisar esperar um pouco mais pelos ônibus. Eu não tive problemas em relação a isto nas vezes que utilizei, pois quando precisei esperar não comprometeu o meu passeio.

Estando no ônibus, pode-se escolher em quais locais descer e se quiser, pode-se descer em todos, pois, enquanto o ticket estiver valendo pode-se subir e descer no ônibus quantas vezes quiser.

Outra vantagem destes ônibus é que recebe-se informações da cidade e dos pontos turísticos ao conectar um fone de ouvidos ao sistema de som do ônibus e escolher o idioma para ouvir as informações. Geralmente tem a opção de português brasileiro quando se está fora do Brasil mas, se não tiver, o português de Portugal ou o espanhol também ajudam no entendimento. Para ouvir as gravações, pode-se utilizar fone de ouvidos pessoais ou os que se recebe ao embarcar no ônibus (são sempre novos).

Em algumas cidades, como Londres e Lisboa, pode-se optar por comprar o ticket com direito ao passeio de ônibus e também o passeio de barco pelo rio.

Na maioria das cidades também pode-se comprar ingressos com desconto para os principais pontos turísticos por estar utilizando o sistema Hop On Hop Off.



  • Em algumas cidades é possível utilizar os tickets inclusive de noite e eu recomento passar pelos mesmos pontos turísticos no roteiro do dia e depois à noite, pois, as cidades ficam diferentes com a iluminação norturna.
  • Informe-se sobre a previsão do tempo para o período de sua viagem, pois, se estiver muito frio ou chovendo o Hop On Hop Off não é uma boa opção, pois, fica muito frio no deck superior e você pode se molhar.
  • Sentar no deck superior possibilita ter fotografias incríveis dos principais pontos turísticos.
  • Utilize o sistema Hop On Hop Off quando chegar à cidade para se localizar em relação aos principais pontos turísticos das cidade e depois, se ficar mais dias na cidade faça os trajetos utilizando o sistema de metrô, táxi ou ônibus urbano.

13 de outubro de 2016

GLACIER EXPRESS - Uma viagem de sonho pelos alpes suíços

O Glacier Express é o famoso trem panorâmico mais lento do mundo. 

Ele é um trem com grandes janelas e teto de vidro que possibilitam apreciar a paisagem com todos os seus detalhes, além de andar em uma velocidade menor do que os trens normais.

O passeio é encantador e muito agradável e o trem é muito confortável.


O passeio pode ser feito de Zermatt para St Moritz ou de St Moritz para Zermatt, passando pelo mesmo trajeto.

Eu fiz o passeio saindo de Zermatt às 9:52 e chegando em St Moritz no final da tarde, pois, o tour tem uma duração de aproximadamente 8 horas.

O trajeto percorrido passa por diversas montanhas, algumas com neve no topo (viajei no verão), vales com cidades que ficam entre as montanhas e são vistas lá embaixo, bem pequeninhas. Em muitos trechos avista-se o rio de águas transparentes formado pela neve que derrete no alto das montanhas. Além disso, pode-se apreciar muitos castelos e igrejas construídas a centenas de anos.

O passeio do Glacier Express é famoso por passar por 291 pontes/viadutos, alguns em curvas e 91 túneis,  tudo isso a uma altura que chega a 2033 metros acima do nível do mar.

O Glacier Express é um trem grande, com vários vagões e por ano, chega a transportar 200.000 passageiros. O serviço de bordo é muito bom, a comida super saborosa é feita dentro do próprio trem e servida diretamente no prato dos passageiros. Ao comprar o ticket do passeio pode-se optar por ter o almoço incluso ou não. Caso o ticket seja sem almoço tem a opção de comprar algum prato a bordo e até mesmo algum lanche.

Ao embarcar no trem, o lugar de cada passageiro já está definido no ticket. Dentro do trem existem mesas para quatro passageiros. Eu vi em fotos nos sites que existem lugares individuais, porém no vagão onde eu estive não tinha esta opção. Também pode-se escolher comprar o ticket para primeira ou segunda classe. Eu olhei os dois tipos de vagões e não identifiquei grandes diferenças para compensar a diferença de valores. Acredite, os vagões de segunda classe são bem espaçosos e a comida é muito boa.

Ao embarcar no trem recebe-se um livreto com informações sobre o trem e sobre o passeio. Infelizmente não existem informações em português, somente inglês, alemão, italiano, francês, japonês e chinês.

Também recebe-se fones para ouvir informações nestas e outras línguas mas, também não existe a opção de português, porém, tem a opção de espanhol que pode ser mais fácil de entender para quem só fala português.

O sistema de informações é bem interessante, pois, existem letreiros luminosos no interior do vagão que vão sinalizando o nome das cidades por onde o trem está passando e ao ouvir o som de uma campainha aparece um número no letreiro para olhar no mapa que está no verso do livreto e verificar por onde o trem está andando e pode-se ouvir uma gravação no idioma escolhido sobre o lugar e seus habitantes.


Infelizmente as fotos não ficam de boa qualidade, pois, no vidro dá reflexo das luzes do interior do trem e do nosso próprio corpo, por isso, a dica é aproveitar a viagem e fotografar todas as belezas com os seus olhos, pois, isto ficará para sempre na sua lembrança.
Existem percursos onde o trem está muito alto e tudo o que se vê são árvores, campos, rios e estradas lá embaixo. Não tem como não ficar impressionado com o que o homem foi capaz de construir, a estrutura gigantesca onde estão os trilhos para passar este trem fabuloso. São pontes lindas ligando uma montanha a outra e túneis que permitem a passagem do trem por dentro das montanhas.

Para quem me pergunta sobre o passeio eu digo que para mim foi a viagem do “UAUUUU!!!!!”, pois, foi a expressão que mais manifestei durante toda a viagem e é difícil de expressar aqui todas as sensações sentidas e toda a beleza vista.

Recomendo este passeio com certeza, de preferência em períodos que você terá sol, pois, fazer este trajeto com chuva ou muita neblina deve ser “chato” e “decepcionante”, por pagar um valor significativo para não ver muita coisa.


Como lembrança desta viagem pode-se comprar souvenirs dentro do trem e recebe-se um certificado junto com os tickets comprovando esta experiência maravilhosa, é um mimo para quem se aventurou nesta viagem de sonho.

Para maiores informações sobre este passeio incrível e os preços dos tickets, acesso o site: www.glacierexpress.ch







 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys