20 de setembro de 2016

GRÉCIA - ATENAS

Acrópole
Conhecer a Grécia era um daqueles sonhos que eu achava ser impossíveis... é desses que eu mais gosto! A Grécia sempre teve a fama de que ser muito cara e o idioma assustava um pouco. Esqueçam isso porque é muito acessível e quase todo mundo por lá, fala inglês. 

Nosso hotel foi o PAN HOTEL próximo da praça e estação Syntagma, onde fica o Parlamente Helénico (sede do poder legislativo da Grécia). Paralela à Avenida Ermou que possui muitos bares, restaurantes e para quem gosta de fazer umas comprinhas, têm muitas lojas legais mesmo, várias marcas famosas e outras mais locais. Fica perto de todos os pontos turísticos, tanto que fizemos todos eles a pé.

Para jantar, indico o restaurante Centrale que eu gostei muito! A pizza deles é mais parecida com a nossa aqui do Brasil, apesar de não ter muitas opções de recheio e o chopp Amstel, muito bom!

Jardim Nacional
JARDIM NACIONAL: é um parque público de 15,5 hectares, localizado no centro da capital. É lindo, bem cuidado e tem umas trilhas por entre as árvores que vale a pena ir com calma e apreciar o lugar. O Zappeion, um edifício neoclássico geralmente utilizado para reuniões e cerimônias oficiais e privados, fica dentro do Jardim Nacional.
Zappeion


PANATHINAIKO: foi construído em 566 a.C., totalmente em mármore branco. Para fãs de esportes, como meu marido e eu, não podíamos deixar de passar por lá. Chegamos bem cedo mesmo, tanto que não tinha ninguém ainda no estádio. A entrada custava 5€, mas já estava incluído o áudio-guia, que era bem completo e foi muito interessante saber mais da história desse lugar. Tem um corredor interno, por onde os atletas passavam para entrar no estádio e lá dentro tinha várias salas com a história e todos os logotipos em quadros de todas as olimpíadas. Na olimpíada de 2004, foi local de chegada da maratona masculina e feminina.

Galeria das Olimpíadas
Panathinaiko
ACRÓPOLE: construída por volta de 450 a.C. é o principal ponto turístico da Grécia. A fila de turistas já estava bem maior, não esperava ver tanta gente, para aquela época e lugar. Fomos no mês de Junho de 2015.

 

PARTENON: foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. O Partenon tem mais cara de ruína mesmo, apesar do todo o cuidado e conservação, tanto o piso como as torres  estavam mais ao estilo natural. Também por ser um lugar bem antigo, o berço da civilização, tudo deveria estar assim mesmo, mais “acabadinho”. E isso é o encanto desse lugar. 
Partenon
Acrópole










TEATRO DE DIONÍSIO: foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia.
Teatro Dionísio

TEATRO ODEÃO DE HERODES ÁTICO: é um antigo teatro construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia. As obras começaram possivelmente em torno de 174.
Odeão de Herodes Ático



TEMPLO DE ZEUS: é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Sua construção começou no século VI a.C. 


 

Arco de Adriano

ARCO DE ADRIANO: uma junção da arquitetura grega e romana é também construído de mármore e simbolizava a entrada de Atenas, delimitando a cidade antiga (cidade de Teseu) e a nova (cidade de Adriano).


TEMPLO DE HEFESTO: Hefesto, filho de Hera e Zeus, era o deus grego do fogo, dos metais e da metalurgia. É o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, mas é bem menos conhecido que seu vizinho, o Partenon. tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original.
Templo de Hefesto
Pnyx
PNYX: era uma colina na Atenas da Grécia antiga, com cerca de 400m, ao sudoeste da ágora, onde a assembleia da democracia ateniense se reunia.

Passeamos por tudo isso, a pé, entre subidas e descidas, nem sentimos o cansaço de tão legal que foi caminhar por lá. A grande maioria dos turistas só vai mesmo à Acrópole, então os outros lugares foi bem tranquilo para caminhar.

MONTE LYCABETUS: localizado na região central de Atenas, fica a 280 metros de altura. Têm 2 opções de subida, de carro ou a pé. Claro que fomos a pé, a trilha é um pouco confusa, então se informe bem antes de subir. Não tem custo para subir e toda a cidade pode ser vista lá de cima e o pôr-do-sol é imperdível. Esperamos escurecer para ver as luzes da cidade e os principais pontos turísticos têm holofotes especiais.  
Trilha
Vista do Monte











PARQUE OLÍMPICO DE 2004: foi uma triste surpresa chegar lá e ver o estado que estava o Parque Olímpico. Completamente abandonado, com muita sujeira, quadras fechadas e sem uso. Pelo que vi, apenas o Velódromo e algumas piscinas estavam mais conservadas e sendo utilizadas. Olhando para esse lugar, podemos entender um pouco da crise que vive esse país tão lindo.
Atenas é linda, com seu povo sorridente e feliz, nos recebeu muito bem, foram mais do que simpáticos e adoram os turistas. Fica aquele sentimento de quero mais...
  • Se você for no verão, use tênis e uma roupa confortável para caminhar muito.
  • Carregue sempre uma, ou mais, garrafas de água.
  • Use protetor solar.
  • Tenha sempre um resumo de cada ponto turístico em mãos e releia assim que chegar, nós usamos o tablet , por exemplo.
  • Assista documentários e leia sobre a história desses locais, é fascinante e você vai aproveitar muito mais a visita.


2 comentários:

Carina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carina disse...

Lindo maninha! Parabéns pelo trabalho.
Os modelos são lindos, kkkkk.
beijos!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys