30 de maio de 2017

JAMAICA - INFORMAÇÕES SOBRE A ILHA


Planejar a minha viagem para a Jamaica foi uma aventura! Como não é um lugar muito procurado pelos viajantes brasileiros e as operadoras de turismo não estão muito preparadas para fazer a venda de hospedagem e transfers. Felizmente pude contar com a ajuda da Dreams Viagens e Turismo na organização de todos os detalhes (www.dreamsviagens.com.br).

Um fato interessante é que meus amigos me perguntavam porque eu estava indo para a Jamaica. Eles não tinham ideia da beleza deste lugar e por isso começaram a pesquisar sobre o lugar para conhecer para onde eu estava indo.

Não é necessário visto para visitar a Jamaica, mas você precisa apresentar uma carteirinha de vacinação emitida pela ANVISA comprovando que você fez a vacina da febre amarela.

Ao chegar na Jamaica, a vista que se tem da ilha a partir do avião dá uma noção da beleza que será encontrada ao desembarcar. A ilha vista do alto apresenta os seus contornos azulados como eu não vi em nenhum outro país.

A Jamaica é um país pequeno, que tem como língua oficial o inglês jamaicano, muito parecido com o inglês americano, porém com um sotaque e falado num tom de voz muito baixo pelos nativos. Mesmo assim a comunicação é bem tranquila.

A moeda utilizada no país é o dólar jamaicano, mas os preços em todos os lugares também são informados em dólar americano.

A Jamaica é um país de muita pobreza, porém um povo muito hospitaleiro, feliz, comunicativo e sempre disposto a ajudar. Em qualquer lugar que você for eles irão lhe abordar para conversar e na maioria das vezes irão lhe oferecer a “ganja” como é conhecida por lá a maconha que é liberada e comercializada livremente. Se você agradecer e dizer que não tem interesse, eles não irão insistir.

Os jamaicanos são muito tranquilos e a frase que mais se ouve ao circular pelas ruas é “Jamaica no problem”, um dos lemas desta pequena ilha.

A comida na Jamaica é muito temperada e mesmo que você solicite um prato “sem pimenta” ele será muito mais forte do que  no Brasil. 

Um dos pratos típicos da Jamaica é a carne de porco assada em toras de madeira da árvore de pimenta e que chega a queimar a boca de quem não está acostumado. 

Informe-se com antecedência se o hotel oferece café da manhã, pois, isto não é comum por lá e se for oferecido será o café da manhã Continental, que é um pouco diferente do oferecido no Brasil.

A Jamaica sente orgulho do café que produz e também do seu rum, vale a pena experimentar.

A natureza por lá foi generosa, o país é banhado pelo mar do Caribe com seus tons de azul e verde muito lindo. A água do mar é quente e sem ondas, sendo possível deitar em bóias como se estivesse em uma piscina e mergulhar com  tranquilidade para ver as mais variadas espécies de peixes.

Bob Marley é um orgulho deste pequeno país e lembrado em todos os lugares. O reggae está em todas as partes junto com a alegria deste povo.

Eu fiquei hospedada em Ocho Rios e em Negril, duas cidades turísticas distantes 177 km entre elas.  Sugiro a hospedagem nas duas cidades para conhecer praias diferentes. Embora a distância não seja grande, a viagem demora porque a Jamaica não possui boas estradas e parte do percurso é feito por dentro de vilarejos com ruas muito estreitas e sem calçamento ou asfalto.

Eu sugiro conhecer este país e seu povo encantador e a beleza das suas praias.

Na minha programação visitei alguns pontos turísticos sobre os quais você encontra posts neste blog:
  • Seven Miles Beach – uma das praias mais famosas
  • Dolphin Cover – parque onde é possível nadar com os golfinhos
  • Mystic Montain – uma montanha com uma vista maravilhosa das praias jamaicanas
  • Lumious Lagoon – uma lagoa com um fenômeno raro e que fica iluminada a noite num tom azul fosforecente
  • Rick´s Café – um café no alto dos clifts com um pôr do sol maravilhoso
  • Um bom hotel para se hospedar em Ocho Rios é o Rooms On The Beach. Todos os quartos ficam de frente para o mar e a cada dia que você acordar verá um novo navio em frente à sua janela, pois, este é um ponto de parada de navios de cruzeiros.
      








  • Fuja da rede de hotéis Legends em Negril (www.negrilhotels.com) fiz reserva no Samsara, famoso pelos seus clifts e quando chegamos fomos informados de um overbook e  fui transferida para o Legends que deixou muito a desejar.



 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys