26 de junho de 2016

JAMAICA – FALMOUTH - LAGOA LUMINOSA



A visita a Lagoa Luminosa (Luminous Lagoon), foi uma das coisas que me surpreendeu na Jamaica, pois eu nunca tinha ouvido falar sobre o fenômeno que acontece nesta lagoa que está localizada em Falmouth que fica próximo a Ocho Rios.


Durante o dia, os microorganismos que existem dentro da lagoa ficam energizados com a luz do sol e à noite, quando a água da lagoa é movimentada, ela fica azul fosforescente devido a estes microorganismos. É um efeito lindo, pois, quanto mais você agita a água, mais azul ela fica.

O acesso à lagoa é feito de noite, quando estiver bem escuro, em barcos com o acompanhamento de um guia. À medida em que o barco se locomove na lagoa, vai deixando um rastro de luz azul para trás.

Em um ponto do passeio, é permitido aos turistas tomar banho na lagoa. Ao pular na água, tem-se uma sensação diferente, pois, existe algo como uma lama no fundo da lagoa mas, esta sensação é estranha somente no primeiro contato, depois nos acostumamos.

É muito difícil fazer fotos de qualidade durante o passeio, pois, a lagoa é muito escura, e o ambiente ao redor também. Um fotógrafo acompanha o passeio e pode-se comprar as fotos num pendrive no final do passeio para termos o registro deste passeio diferente.

Este é um passeio simples e sem nada de sofisticação mas que nunca será esquecido, por ser um fenômeno raro que acontece apenas em 4 lugares do mundo (Jamaica, Indonésia, Porto Rico e Costa Rica) e de uma sensação maravilhosa ao perceber que ao pular na água, nadar e mergulhar você faz com que a água fique iluminada com a cor azul. 

O guia explica no passeio que a lagoa da Jamaica é a mais iluminada das 4 existentes no mundo, devido à estabilidade do clima quente. Ele também sugere que as pessoas levem um pouco da água da lagoa para o hotel, dentro de uma garrafa plástica, para ver a água brilhar quando estiver no hotel e isto acontece ao mexer a garrafa do escuro. A água fica azul mas, vai perdendo a luminosidade com o passar do tempo.

  • Leve uma toalha para se secar após o passeio. Em algumas épocas do ano pode ser frio para ficar molhado no retorno ao local onde ficam os ônibus e táxis.
  • Procure vídeos no Youtube para visualizar este fenômeno tão diferente 




23 de junho de 2016

PR - FOZ DO IGUAÇU - USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ


A Usina Hidrelétrica de Itaipú fica dentro do Complexo Itaipú Binacional que apresenta diversas atrações e possibilidades de visitas, tendo atividades para passar um dia por lá. Sugiro que você verifique as possibilidades no site https://www.turismoitaipu.com.br/ para programar o que mais agrada ao seu perfil de visitante.

Eu fui fazer a visita sem muita empolgação e considerando que seria um passeio não muito agradável mas, que deveria ser feito por quem vai a Foz do Iguaçu, tipo ir a Roma e ver o Papa...

Fico feliz por ter ido mesmo sem muita empolgação, porque me surpreendi positivamente com o lugar e a complexidade desta obra feita pelos homens e oriunda de uma parceria entre dois países tão diferentes (Brasil e Paraguai).

Nós optamos por fazer a visita panorâmica que inicia em um auditório onde é passado um vídeo que conta a história da Usina. 

Depois, a visita acontece com a utilização de ônibus de dois andares, acompanhados por um guia que vai passando informações sobre a Usina Hidrelétrica e o parque como um todo. Aos poucos vai se descobrindo os números grandiosos que envolvem esta grande obra e fica-se cada vez mais impressionado com a sua concepção e funcionamento.

No decorrer do passeio existem paradas para fotos em locais específicos.

Eu tive uma pequena decepção com esta visita, pois, descobri que as fotos que normalmente vemos da usina, com água nos vertedouros, são de raros momentos em que existe excesso de água nos reservatórios da usina e que normalmente a visão que se tem é a que aparece nas fotos deste post, os vertedouros sem água.

Ao fazermos a visita panorâmica, decidimos voltar na noite seguinte para fazer a visita noturna e assistir ao show de luzes na usina, chamado de Iluminação da Barragem. Para isso, compramos o ingresso com antecedência, pois, os lugares são limitados e muito disputados. 

O show de luzes é um bonito espetáculo com uma iluminação colorida e música feita especialmente para a Usina Hidrelétrica de Itaipú, em homenagem ao nome Itaipú que significa “a pedra que canta”, e pode-se dizer ao final da visita que realmente ouvimos o canto da Usina.


  • Programe-se para fazer uma visita diurna e outra noturna, pois, são muito diferentes.



21 de junho de 2016

ARGENTINA - PUERTO IGUAZU - PARQUE NACIONAL DO IGUAZU


PARQUE NACIONAL DO IGUAZU, fica em Puerto Iguazu, uma cidade argentina que faz fronteira com o Brasil, onde é possível conhecer as Cataratas do Iguaçu pelo lado Argentino.

O parque é muito bonito, bem cuidado, estruturado para receber pessoas que necessitem acessar o parque com cadeiras de rodas e oferece diversas atrações que podem ser verificadas no site: http://www.iguazuargentina.com.

Após adentrar o parque você irá caminhar alguns metros onde passará pelo centro de atendimento ao visitante antes de chegar ao local de embarque no trem que levará você até a Estação Garganta do Diabo ou a Estação das Cataratas.

Chegando na Estação Garganta do Diabo, você vai percorrer uma passarela antes de chegar à Garganta do Diabo e se surpreender positivamente com a beleza do lugar. Ouvir o som da água caindo tão próximo de você remete a uma sensação maravilhosa de tranquilidade e paz interior. Você vai ficar molhado se não usar uma capa de chuva mas, pode ter certeza de que vai ser compensador.

Ao percorrer a passarela entre a estação de trem e a Garganta do Diabo, você encontrará muitas borboletas que pousam em você com a maior naturalidade e muitos quatis que convivem com os turistas e estão sempre atentos para roubar o lanche de quem estiver distraído.

Para ir da Estação Garganta do Diabo para a Estação Cataratas você deve embarcar no trem que tem uma partida a cada 15 minutos.

Da Estação das Cataratas até a entrada do parque você pode fazer o percurso caminhando por uma trilha bem identificada por placas durante aproximadamente 15 minutos.

Ao desembarcar na Estação das Cataratas você terá acesso a uma trilha que leva a duas diferentes passarelas que dão acesso à diversos mirantes e mostram as quedas d´água de ângulos diferentes.

Se você fizer a visita num dia ensolarado terá a oportunidade de ver muitos arco-iris (formados pela luz do sol e as gotas d´água).

O passeio pelo parque é muito agradável mas, também cansativo, por isso, é importante que você reserve pelo menos 8 horas para visitar o parque com tranquilidade e curtir a beleza do local.

Nas estações de trem existem lojas de conveniência onde é possível comprar bebidas e lanches mas, com valores não muito acessíveis (uma água de 300ml custa R$ 8,00 por exemplo), por isso, é interessante levar uma garrafa com água e abastecer ela com água potável em diversos lugares do parque onde está disponível. 

Na saída do parque existem lojas onde é possível comprar alguma lembrança da sua viagem.

Se você fizer a sua visita em período de Lua Cheia, informe-se sobre uma programação noturna que ocorre com visitação ao parque utilizando a luz do luar.

  • para este passeio leve o seu passaporte válido para atravessar a fronteira Brasil-Argentina ou um documento de identidade ou carteira de motorista expedidos a menos de 10 anos.
  • troque reais por pesos em alguma casa de câmbio antes de ir para Puerto Iguazu, pois, o ingresso para o Parque Nacional Iguazu só pode ser pago em pesos argentinos e eles não aceitam pagamento com cartão de crédito.
  • faça primeiro a visita à Garganta do Diabo para ter o resto do seu tempo disponível para visitar as outras quedas d´água e não correr o risco de não ter tempo disponível para visitar o ponto mais bonito do parque que é Garganta do Diabo. Esta dica é importante em relação ao lado brasileiro, pois o lado argentino tem muito mais coisas para ver.
  • use tênis ou sapatos confortáveis, porque vai caminhar bastante
  • programe a sua viagem para meses de tempo mais estável e ensolarado
  • use protetor solar, boné e óculos de sol e tenha um repelente para mosquitos na sua bolsa
  • se vai tirar fotos com o celular uma capa de proteção ajuda a proteger o aparelho quando estiver muito próximo às cataratas, pois, não tem como não se molhar
  • no final do passeio passe na loja de sorvetes e experimente o sorvete da marca Freddo que é um clássico da Argentina



17 de junho de 2016

FOZ DO IGUAÇU e PUERTO IGUAZU


Partimos de Porto Alegre com o primeiro voo da Companhia Aérea Azul para Foz do Iguaçu, pois, a viagem é rápida (aprox. 2 horas) o que nos possibilitou aproveitar o dia lá.

A chegada em Foz do Iguaçu é de encher os olhos, pois, pode-se ver as Cataratas do alto e a imagem é muito bonita.

No aeroporto de Foz do Iguaçu não existem aqueles guichês para comprar o trajeto de táxi e pagar um valor tabelado. Para conseguir um táxi você dirige-se ao lado externo da área de desembarque e o valor é cobrado com base no taxímetro.

Escolhemos o nosso táxi e conhecemos o taxista Gilson (telefone: 45 9118-2960) que nos deu dicas importantes sobre os pontos turísticos da cidade e nos levou até o Carimã Resort Hotel e Convention que fica localizado em direção ao centro da cidade de Foz do Iguaçu.


O Carimã Resort Hotel e Convention é um hotel antigo, com corredores amplos, bonito hall de entrada e com uma área de lazer grande e bem cuidada com piscina e atividades para crianças. O café da manhã é muito bom e também tem um restaurante e um bar que ficam abertos a noite para o jantar/lanche e ao meio dia. O hotel é antigo e deixa um pouco a desejar na limpeza com algumas teias de aranha e formigas mas, nada que comprometa a sua estadia. 

Ao chegarmos no hotel o taxista Nos ajudou a definir o que faríamos durante os dias em que estaríamos na cidade. Fechamos com ele um “pacote” de passeios com o táxi para os lugares que tínhamos planejado.

A nossa programação ficou a seguinte:


2º. Dia: Compras no Paraguai, visita às Usina Hidrelétricade Itaipú e à Mesquita Muçulmana

3º. Dia: Cataratas do Iguazu, no lado Argentino, Marco das três fronteiras, Bar de Gelo (Icebar), Duty Free Shop Puerto Iguazu e show de luzes na Usina Hidrelétrica de Itaipú a noite.

Os três dias foram suficientes para a nossa programação mas, se você estiver com crianças irá precisar um pouco mais de tempo. Nós não conseguimos visitar o Templo Budista, pois, demoramos fazendo compras no Paraguai e tivemos que optar entre a Usina Hidrelétrica e o Templo.

A opção de ter um táxi disponível para você o tempo inteiro facilita para você fazer cada programa no seu tempo e ficar mais tempo onde mais lhe agradar. O custo desta “comodidade” é um pouco maior mas, se dividido entre mais pessoas pode ser uma boa opção para você.

No hotel são oferecidos passeios em grupo com guia de turismo que também pode ser uma boa opção e com um custo menor.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys