13 de julho de 2016

BA - PENÍNSULA DE MARAÚ


Para ir para a Península de Maraú, compramos passagens para o aeroporto de Ilhéus que é o local mais próximo para quem vai de avião.

Chegando lá alugamos um carro e seguimos para o nosso destino, a bela Península de Maraú

O percurso que fizemos foi de Ilheus até Itacaré pela BA 001, por aproximadamente 70 km e depois seguimos pela BR 030 por aproximadamente 40 km. Você deve seguir as placas que indicam para ir a Barra Grande.

O trajeto entre Ilhéus e Itacaré (BA 001) é asfaltado e bem conservado, com algumas placas de sinalização inusitadas pelo caminho, como a da foto ao lado.


Durante boa parte do percurso Ilhéus – Itacaré pode-se ver belas paisagens e parar em barracas de praia muito bem estruturadas para aproveitar a beleza do mar e experimentar a culinária baiana.

O trajeto pelo BR 030 é numa estrada de terra com muitos buracos (acredite, são muitos mesmo), o que torna a viagem mais devagar e bastante cansativa, pois, o nosso corpo fica sujeito aos sacolejos do carro. Nós viajamos em fevereiro e tinha muita poeira, acredito que com chuva o trajeto se torne muito mais difícil.

Na Península de Maraú fiquei hospedada na Pousada Taipú de Fora que possui uma estrutura ótima para atender seus hóspedes, uma equipe muito prestativa, quartos grandes e ambientes de uso comum limpos, bem cuidados e com uma decoração feita com muitos objetos antigos.


A pousada está localizada em frente ao mar e possui uma praia que pode ser considerada privativa, com um belo cenário para descansar e aproveitar as merecidas férias. Está localizada quase em frente às piscinas naturais, onde pode-se fazer mergulhos diurnos e noturnos (com lanternas) quando a maré estiver baixa.

Uma dica valiosa é você planejar a sua viagem para períodos de lua cheia, pois, isto faz com que a tábua de marés seja adequada para mergulho em bons horários do dia e possibilita uma caminhada a beira mar à luz do luar, uma experiência que vale a pena.

Maraú fica próximo de Barra Grande (mas você precisará de um carro para ir até lá) onde tem o centrinho com várias lojas de artesanato, lugares para jantar e almoçar e uma pracinha com um palco onde artistas locais se apresentam à noite. Em Barra Grande pode-se ver o famoso Pôr do Sol da Ponta do Mutá.

Pedimos informações sobre os passeios na pousada e fizemos um belo passeio de lancha até a Cachoeira do Tremembé e a Ilha da Pedra Furada.

Também conhecemos a Lagoa do Cassange, que para nós não foi nada de diferente e sim uma lagoa simples e sem estrutura para turismo, além de ser de difícil acesso, num trajeto com muita areia e onde facilmente o carro atola.

Também subimos no Morro do Farol, de onde se tem uma bonita vista do mar e das diversas lagoas existentes em Maraú. A subida bastante cansativa é feita a pé, somando isto ao calor do local, você precisa ter um pouco de preparo físico para chegar ao seu destino e desfrutar desta bela visão.

Se você busca um lugar para descansar e sem muito agito, a Península de Maraú é um bom lugar para visitar. As paisagens, as praias com muitos coqueiros, o mar sem ondas e as piscinas naturais são maravilhosos, e você fica praticamente isolado e com pouco acesso às tecnologias, pois, o sinal de telefone é raro e a internet ruim mas, isto é apenas um detalhe para você melhor aproveitar a tranquilidade e a beleza deste lugar.



  • Se você não tem muita habilidade com a direção, alugar um carro não é uma boa opção, pois, a estrada para Península de Maraú e para Barra Grande tem muito buracos, por isso a viagem é mais devagar e muito cansativa. Além disso, na Península de Maraú alguns percursos são na areia e existe grande possibilidade de atolar o carro.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys